Motivação
A motivação refere-se ao processo interno que impulsiona as pessoas a perseguir objetivos. Uma força interna que estimula as pessoas a fazer coisas e a agir de certa forma. A compensação que alguém recebe por atingir esse objectivo é a satisfação que precisa. Num ambiente profissional, a motivação pode ajudar as pessoas a realizarem o seu trabalho na máxima capacidade e em linha com os objetivos da organização.

Cursos Liderança
Elementos da Motivação
A motivação é caracterizada por três elementos. Estes são a persistência, a intensidade, e a direcção:
- Persistência – A persistência é determinante para incentivar as pessoas a manter o esforço. A motivação faz com que os indivíduos se mantenham a fazer uma tarefa o tempo suficiente para a terminar e atingir o objectivo.
- Intensidade – A intensidade determina o esforço das pessoas. A motivação faz com que os indivíduos se esforcem muito acima do seu normal.
- Direção – A direção influencia a orientação do esforço. É preciso motivar os indivíduos e os orientar na direção certa.
Características da Motivação
A motivação é um sentimento interno. Dessa forma, ninguém consegue impor aos outros. Esse sentimento motiva uma pessoa a agir de determinada forma mas também sente-se impelida a perseguir certos objectivos. Isto porque, ninguém irá fazer o máximo se a motivação for imposta por terceiros.
Leva alguém a procurar atingir um objetivo. Dessa forma, quando alguém procura atingir um objetivo a motivação irá ajudá-lo a atingi-lo. Desse modo, alguém que quer muito alguma coisa, vai procurar na motivação o combustível para lá chegar. Por exemplo, alguém que quer mudar de emprego mas precisa de uma certificação, terá na motivação o seu maior aliado para se preparar, estudar e conseguir a certificação.
Tem dois lados. Dessa forma, a motivação positiva incentiva as pessoas a atingirem um objectivo para serem recompensados. Desse modo, a recompensa pode ser um prémio, uma promoção, ou outro tipo de recompensa. Por outro lado, a motivação negativa incentiva as pessoas a atingirem um objetivo para evitarem consequências negativas. A penalidade pode ser, por exemplo, perder o emprego. Por conseguinte, a motivação negativa causa um sentimento de medo nos indivíduos.
Não funciona de forma igual para todos. Isto porque, as recompensas ou penalidades não tem o mesmo valor para pessoas diferentes. Dessa forma, o esforço necessário para atingirem os objetivos também varia de pessoa para pessoa. Desse modo, muitas vezes um objectivo que pode parecer bom para qualquer pessoa, pode não ser para algumas.
É também um processo contínuo. Isto porque, os seres humanos estão sempre à procura de satisfazer uma nova necessidade. Ou seja, nunca estamos totalmente satisfeitos. Desse modo, estamos sempre a procurar novos objectivos. Contudo para isso precisamos de motivação para nos fazer correr.
Por fim, pode ser extrínseca ou intrínseca. Ou seja, a extrínseca não está directamente relacionada com o trabalho. Está, desse modo, relacionada com benefícios que se pode obter como melhor salário, lugar de garagem, ou carro da empresa. Por outro lado, a intrínseca está diretamente relacionada com o trabalho. Ou seja, está relacionada com benefícios como o reconhecimento e a promoção.
O Valor da Motivação
A motivação tem diversos efeitos positivos nas pessoas. Nesta secção iremos explorar o valor de ter as pessoas motivadas:
- Melhorar o Desempenho e a Atitude – Um colaborador motivado trabalha melhor. Sente a energia para ultrapassar as dificuldades ao perseguir os objetivos. Por outro lado, uma atitude negativa no trabalho pode ter um efeito nefasto. Assim, a motivação tem um papel importante em mudar atitudes. Isso é possível quando as pessoas percebem que as recompensas adequadas.
- Diminuir a Rotação no Trabalho – Uma equipa com baixa rotação mais facilmente atinge níveis de desempenho superiores. A motivação tem um papel importante ao ajudar as pessoas a se sentirem felizes no seu trabalho.
- Reduzir o Absentismo e Melhorar a Pontualidade – Um colaborador que se sente motivado sente necessidade de ir trabalhar para atingir os seus objectivos. Alternativamente, um colaborador desmotivado mais facilmente falta ao emprego ou chega atrasado.
- Aceitar a Mudança – As organizações necessitam de constante mudança para se ajustar a uma realidade dinâmica. No entanto, as pessoas resistem naturalmente à mudança. Por não saberem como a mudança as afecta ou por não se sentirem preparadas. Uma motivação adequada irá ajudar as pessoas a aceitarem a mudança.