Liderança e motivação de equipas

A liderança tem um papel fundamental na motivação de equipas. São os líderes que mantêm os colaboradores envolvidos nas suas tarefas e motivados para realizarem o trabalho de forma exemplar. Todas as acções de um líder podem ajudar ou prejudicar o ambiente de trabalho e, como consequência, impactar a motivação da equipa. Para garantir que o impacto sobre os colaboradores é positivo, o líder deve conhecer as necessidades dos seus colaboradores, ter um compromisso com o sucesso dos colaboradores e estar disposto a contribuir para melhorar a experiência dos colaboradores.

Liderança e motivação de equipas

Cursos Liderança

Formas de Motivar as Equipas

A liderança pode ter um efeito positivo na motivação das equipas se criar um ambiente de confiança, mantiver um contacto directo e frequente com os colaboradores para perceber se estão contentes ou precisam de alguma coisa, celebrar o sucesso dos seus colaboradores, mostrar que os colaboradores estão a ter um impacto positivo na organização e facilitar o crescimento dos membros da equipa. Vamos ver em maior detalhe cada um deles: 

Manter Contato Constante

Um líder tem de ter noção do que cada colaborador precisa para se sentir motivado e feliz. Como as necessidades não são sempre as mesmas e muito menos constantes, é preciso manter um contacto directo e frequente com os colaboradores para perceber o que eles precisam e o que os impede de atingir o sucesso. É preciso também considerar que as necessidades de um colaborador podem não ser as mesmas de outro. Por isso, é preciso conhecer as necessidades individuais dos membros da equipa. 

Promover a Formação Contínua

Um líder que cria um caminho claro de crescimento e desenvolvimento para os seus colaboradores mostra que está a investir nos seus colaboradores e que estes são bem-sucedidos. Por sua vez, os colaboradores vão sentir-se agradecidos pelo interesse do líder e irão sentir-se mais motivados, aumentando o seu desempenho e produtividade para corresponder às expectativas do líder.

Desenvolver um Ambiente Positivo

Um ambiente de trabalho que seja positivo e transpira confiança leva a níveis mais elevados de motivação dos colaboradores e tem um grande impacto no desempenho e no bem-estar dos colaboradores, assim como noutros factores. Por outro lado, a confiança também melhora a comunicação, o que irá permitir melhorar a transparência, a clareza das expectativas e o desempenho. A melhoria na comunicação também reduz a necessidade de micro gerenciar os colaboradores, criando uma sensação de autonomia nos colaboradores e fazendo-os sentir que são mais capazes de realizar o seu trabalho. 

Mostrar o Papel de cada Colaborador na Organização e a sua Importância

Os colaboradores gostam de perceber que pertencem a algo maior. Ou seja, mostrar que o trabalho de um colaborador, por menor que seja e por mais escondido que esteja, tem influência e impacto nos objectivos da organização. Isso aumenta a motivação. Muitas pessoas ficam motivadas por perceberem que causam um impacto e fazem diferença no mundo. Mostrar-lhes isso mesmo fará com que se motivem e aumentem o seu desempenho e produtividade. Outra forma de mostrar o quanto são importantes na organização é celebrando as vitórias de cada colaborador e da equipa. Esse reconhecimento aumenta a confiança e a moral, levando a níveis de retenção mais altos, assim como a maior lealdade à organização e melhor desempenho.

Impacto dos Estilos de Liderança na Motivação de Equipas

Os estilos de liderança têm impactos diferentes na motivação de equipas. Desse modo, vamos ver em maior detalhe o impacto dos estilos democrático, colaborativo, liberal e autocrático e na motivação das equipas.

Democrático

Um líder democrático valoriza a opinião de todos, envolvendo-os no processo de tomada de decisão. Desse modo, mesmo tendo a última palavra, é notório para todos que a decisão final é realizada com a informação passada pelos membros da equipa. Dessa forma, as pessoas sentem-se motivadas e sentem o seu esforço e trabalho valorizados. 

Além disso, um líder democrático também adopta uma comunicação transparente, postura de respeito e responsabilidade, aumentando a confiança dos seus colaboradores.

Por outro lado, o lado negativo deste tipo de liderança tem a ver com a dificuldade e o custo de pedir a opinião a todos. Isto pode, assim, causar impactos negativos em orçamentos e prazos. Além disso, alguns colaboradores podem preferir deixar as decisões para a gestão.

Colaborativo

O estilo colaborativo é um meio-termo entre o líder democrático e o autocrático. Por um lado, tentam delegar tarefas e a tomada de decisões nos membros da equipa, mas por outro lado, vão dando indicações e feedback ao longo do caminho. Neste tipo de liderança, a comunicação é fundamental para que as ideias fluam entre todos, aumentando a produtividade. Além disso, neste tipo de liderança também há espaço para inovação e mudança, o que normalmente agrada aos membros das equipas, levando a um aumento de confiança e respeito pelo líder.

Por outro lado, o ponto menos bom deste tipo de liderança é que em caso de ser necessário fazer uma recuperação rápida, poderá não funcionar tão bem. Contudo, no médio e longo prazo, este tipo de líderes funcionam muito bem, pois são bastante criativos e são bons na geração de ideias.

Liberal

A liderança liberal ou laissez-faire caracteriza-se por dar toda a autonomia aos colaboradores, permitindo desse modo, que tomem todas as decisões sem a interferência do líder. Dessa maneira, os colaboradores sentem-se motivados por poderem decidir como realizar as suas actividades, podendo dar largas à sua criatividade e apostando nas ideias inovadoras. Contudo, a falta de intervenção do líder pode deixar algumas pessoas desmotivadas por sentirem falta de apoio e de suporte. Por fim, este tipo de liderança funciona melhor, para motivar colaboradores que já tem experiência. 

Autocrático

Um líder autocrático toma todas as decisões de forma independente e apenas passa a decisão aos colaboradores. Desse modo, este tipo de líder nunca pede feedback nem pede a opinião dos seus colaboradores sobre tema algum, mesmo quando tem na sua equipa especialistas no problema que tem de resolver. A liderança autocrática é pouco popular na maioria dos cenários, pois desincentiva a inovação e a criatividade. Contudo, nem tudo é mau, normalmente os líderes autocráticos são rápidos a tomar decisões.