Inteligência emocional
Inteligência emocional é a capacidade que uma pessoa possui para perceber e gerir as suas próprias emoções, mas também, as emoções dos outros. Dessa forma, esta é uma importante ferramenta para qualquer pessoa, quer seja a nível pessoal ou profissional. Isto porque, esta capacidade ajuda a melhorar o bem-estar fisico e mental de qualquer pessoa. Ou seja, uma pessoa que tenha mais sensibilidade para a sua inteligência emocional tem mais noção do que está a sentir, o que as suas emoções significam e como essas emoções podem afectar os outros.
Dessa maneira, a inteligência emocional é uma capacidade fundamental para qualquer líder. Isto porque, ela está intrinsecamente ligada à capacidade de liderar. Além disso, um líder que age de acordo de com as suas emoções e as emoções dos seus colaboradores terá maior probabilidade de sucesso. Isto porque, ninguém quer estar sob a alçada de um líder que se descontrola e grita em momentos de grande stress.
Cursos Liderança
Importância da Inteligência Emocional
Uma pessoa com inteligência emocional desenvolvida tem várias vantagens. Em primeiro lugar, consegue relacionar-se melhor com os colegas e trabalhar melhor em equipa. Além disso, normalmente também tem melhor saúde mental e bem-estar, assim como melhor saúde física. A inteligência emocional também permite ter melhores relacionamentos sociais e uma fazer uma melhor gestão das emoções, permitindo, por exemplo, reduzir o stress.
Na liderança, a inteligência emocional é fundamental para, dessa forma, conseguir motivar uma equipa ou organização a atingir os objectivos. Um líder com alto nível de inteligência emocional mais facilmente reconhece as suas emoções e age de acordo a potenciar as boas emoções e, por outro lado, esconde as emoções que podem prejudicar o desempenho da equipa. Além disso, mais facilmente consegue perceber as emoções dos outros agindo de acordo a motivar quem precisa ser motivado e a desencorajar quem esteja a ter um comportamento não aceite, permitindo manter o bom ambiente dentro da equipa.
Componentes da Inteligência Emocional
O psicólogo Daniel Goleman propôs que a inteligência emocional envolve 5 componentes: autoconsciência, auto-regulação, motivação, empatia e aptidões sociais. Veremos em maior detalhe a importância de cada uma delas na inteligência emocional.
Autoconsciência
Uma pessoa que tem consciência das suas próprias emoções tem mais facilidade em colocar por palavras o que está a sentir. Além disso, também consegue perceber as consequências das suas emoções nos seus actos e perceber como influencia as emoções dos outros. Assim, terá maior capacidade para moldar actos e emoções.
Numa posição de liderança esta componente tem uma especial importância. Ela permite ao líder conhecer os seus pontos fortes e fracos. Assim, melhora a percepção e reacção dos outros.
Auto-regulação
Uma pessoa com maior auto consciência mais facilmente consegue alcançar a auto-regulação. Por outras palavras, ao ter um bom conhecimento das suas próprias emoções, mais facilmente se consegue gerir e controlar as emoções. Numa situação extrema será mais fácil controlar uma emoção e evitar problemas resistindo e emoções tempestivas. Numa situação de liderança a auto-regulação permite que uma líder não tome decisões precipitadas, faça juízos de valor infundados ou ponha em causa os seus valores. Além disso, torna um líder mais flexível e responsável.
Motivação
Motivação distingue-se por ser o estímulo que leva uma pessoa a querer alcançar os seus objectivos. A motivação faz com que uma pessoa seja fiel aos seus objectivos e “corra” para os conseguir alcançar. Um líder que seja automotivado é um líder que se foca nos seus objectivos e trabalha com altos padrões de qualidade para os atingir.
Empatia
A empatia refere-se à capacidade de uma pessoa conseguir perceber as emoções dos outros. Uma pessoa com elevado nível de empatia consegue distinguir emoções verdadeiras de falsas, só por observar as outras pessoas e conseguir “ler” expressões faciais, linguagem corporal entre outras coisas. A empatia é fundamental na liderança, pois só assim um líder conseguirá gerir uma equipa ou organização rumo ao sucesso. Um líder empático consegue colocar-se na posição dos membros da sua equipa, ajudando-os a desenvolverem-se. Um líder empático consegue dar feedback apropriado e está sempre disponível quando precisam dele.
Aptidões Sociais
A inteligência emocional permite que qualquer pessoa desenvolva as suas aptidões sociais e a forma como se relaciona com os outros. A inteligência emocional ajuda a construir e a manter relações e a comunicar com os outros. Um líder que tenha aptidões sociais desenvolvidas sabe comunicar e motivar as suas equipas. Um líder com boas aptidões sociais normalmente também é bom a gerir situações de mudança e a resolver conflitos. Além disso, são pessoas que procuram estar sempre a evoluir e dá o exemplo, fazendo também eles o trabalho.