Empowerment
Empowerment é o ato ou acção de capacitar alguém para realizar determinadas tarefas ou acções. Por outras palavras, empowerment significa dar condições físicas e, principalmente, mentais para que alguém se sinta capaz de realizar uma determinada tarefa.
Capacitar os colaboradores de uma organização para que sejam autónomos e se sintam capazes para realizar tarefas e atingir objectivos pode ser potenciado com diferentes factores.
Em primeiro lugar é fundamental criar e promover um ambiente de confiança e segurança psicológica. Desta forma as pessoas sentem-se seguras para intervir e participar. As organizações devem também potenciar o crescimento dos colaboradores. Para isso devem disponibilizar oportunidades de coaching e formação. Sempre que possível, deve-se promover a autonomia delegando responsabilidades. Adicionalmente, pode ser permitida a flexibilidade na organização do trabalho. Aumentar a confiança dos colaboradores é também uma prioridade. Para isso, a organização pode disponibilizar um sistema de reconhecimentos e incentivos. Por último, as organizações devem ter uma forma de auscultar os colaboradores. Colocar em prática o feedback obtido dos colaboradores é também fundamental.
Cursos Liderança
Vantagens do Empowerment
Existem várias vantagens do empowerment quer para os colaboradores quer para as organizações. Esta secção explora algumas dessas vantagens.
Colaboradores Motivados
Como regra gera, os colaboradores que têm maior autonomia sentem-se mais motivados. Isto porque as pessoas quando podem controlar como, quando e onde podem realizar o trabalho, irão fazê-lo melhor e acharão o seu trabalho mais envolvente. A realidade é que se tiverem oportunidade de mostrar o que podem fazer, os colaboradores darão o seu melhor e sentir-se-ão melhor. Para além disso, pode levar a uma maior dedicação e compromisso com os objetivos da organização.
Desenvolver a Criatividade
Os colaboradores que são capacitados têm de pensar por si, mas também tem a liberdade de se reunir com as equipas para gerarem ideias, inovar e experimentar novas abordagens e soluções para os desafios que se lhes apresentam. Esses processos permitem que mais ideias sejam geradas e dessa forma, ideias mais criativas vão surgindo, levando a uma melhoria significativa na qualidade do trabalho produzido.
Maior Satisfação dos Colaboradores
Colaboradores que se sentem capacitados e valorizados tendem a estar mais satisfeitos com o seu trabalho e com a empresa em geral. O empowerment pode contribuir para um ambiente de trabalho mais positivo e gratificante para os colaboradores.
Mais Confiança na Liderança
Por regra, os lideres que dão mais autonomia os seus colaboradores são mais bem vistos e gozam de maior confiança por parte dos seus colaboradores, em contraste com líderes que não o fazem. Mas claro, isto só se verifica se capacitar os colaboradores, envolver dar apoio, dar coaching e apoiar os colaboradores. Caso contrário os colaboradores poderão sentir que os seus chefes estão a tirar vantagem do seu trabalho.
Melhores Resultados
Se as organizações derem mais autonomia aos seus colaboradores estes vão se sentir mais motivados, com maior autonomia e responsabilidade. Assim, certamente, serão mais produtivos, e desempenharão melhor as suas tarefas. Consequentemente, as organizações obtêm melhores resultados.
Factores que Levam ao Empowerment dos Colaboradores
Certamente, capacitar os colaboradores, ou “empowerment”, é fundamental para criar um ambiente de trabalho produtivo e motivador. Dessa forma, seguem alguns factores que contribuem para o empowerment dos colaboradores:
- Delegar responsabilidades: ao delegar responsabilidades nos colabores o líder está a dar-lhes a oportunidade de assumirem o controlo sobre o seu trabalho, tarefas e projectos. Por conseqüência, aumentará o sentimento de propriedade e autonomia.
- Orientar ao resultado: um líder que se foca no resultado liberta os colaboradores para tomarem as decisões de como devem lá chegar, promovendo, desse modo, a inovação e a criatividade.
- Ganhar flexibilidade: Um líder flexível e que permite ajustes por parte dos colaboradores, mostra confiança nas capacidades dos colaboradores para tomarem decisões, assim como, se adaptam facilmente às mudanças.
- Fornecer recursos adequados: Colaboradores que têm acesso a todos os recursos que necessitam, sejam materiais, financeiros, formação ou coaching são, desse modo, mais felizes e motivados.
- Estabelecer limites e expectativas: Um líder que define à partida os limites e expectativas sobre o trabalho que deve ser realizado, ajuda, assim, os colaboradores a perceberem o que se espera deles e a assumirem a responsabilidade pelo seu trabalho.
- Ouvir a opinião dos colaboradores: um líder deve também saber ouvir as sugestões e opiniões dos seus colaboradores. Isso leva, assim, a um aumento de confiança e respeito mútuo, incentivando o diálogo e a colaboração.
- Desenvolver competências: os colaboradores sentem-se mais confiantes e mais motivados se sentirem que os seus líderes estão preocupados com o seu desenvolvimento de competências e pessoal. Dessa forma, os líderes promover um ambiente de aprendizagem contínua incentivando os seus colaboradores a frequentarem formações e outras iniciativas que permitam desenvolver novas competências e aptidões.